domingo, 4 de novembro de 2012

Resenha: CORAÇÃO DE TINTA

Autor: Cornelia Funke                                        

Título original: Inkheart

Gênero: Ficção

Editora: Cia. Das Letras

Páginas: 455

Preço: R$ 44,00 no Submarino

Leitura: Nem demorada e nem rápida, fácil.

Ano: 2009


Sinopse: Quem é que nunca desejou conhecer ao vivo os personagens de seus livros prediletos? Mo, além de exímio encantador, tem uma habilidade insólita: ao ler em voz alta, dá vida às palavras, e coisas e seres das histórias surgem ao seu lado como que por mágica. Numa noite fatídica, quando sua filha Meggie ainda era praticamente um bebê, a língua encantada  de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro misterioso chamado Coração de tinta - e acabou mandando para lá sua mulher.
 Meggie não conhece essa história, até que um estranho visitante aparece no meio da noite. Com roupas gastas como as de um artista de circo, os dedos cobertos de fuligem, e no ombro um bicho de estimação com pequenos chifres pontudos, ele não é estranho para Mo, que o convida a passar a noite na casa - os dois têm muito a conversar.
 Quando na manhã seguinte Mo avisa à filha que eles precisam fazer imediatamente uma viagem, ela entende que algo muito errado está ocorrendo. É o começo de uma aventura perigosa, cheia de acontecimentos fantásticos e reviravoltas imprevistas, que vai mudar para sempre a ideia de Meggie tem sobre os livros e suas histórias. Primeiro volume da trilogia Mundo de Tinta.

 Escrito por Cornelia Funke, esse livro conta sobre uma aventura que Mo, Meggie, Elinor e Dedo Empoeirado fazem até a aldeia onde o vilão chamado Capricórnio mora junto aos seus "capangas de terno preto". Primeiramente, Meggie e Mo estão em sua casa e Dedo Empoeirado aparece em frente a casa deles na calada da noite; Meggie é a primeira a ver e avisa à Mo, e então Dedo Empoeirado entra e conversa com Mo. No dia seguinte, Mo avisa à Meggie que eles vão viajar, então ela percebe que tem algo errado. Eles vão para à casa (leia-se biblioteca) de Elinor e ficam lá até os "capangas de terno preto" encontrarem Mo e levarem ele para a aldeia de Capricórnio; depois desse acontecimento, Meggie, Elinor e Dedo Empoeirado vai resgatar Mo. (GALERA, VOU CONTAR UM MEGA SPOILER AQUI, OK? Dedo Empoeirado é um traidor, foi ele quem falou para Capricórnio onde Mo estava.) Capricórnio só quer Mo na aldeia para ele ler ouro para ele (se ele ler um livro cheio de ouro, vai aparecer tesouro na aldeia, etc).

 Vou ser bem clara na minha opinião sobre a história: eu não gostei muito.

 Não gostei porque achei o livro bem fantasioso, faltou um pouco de realidade e de suspense. Da vontade de ler outro livro, dai depois você ler Sangue de Tinta, ler outro livro e terminar Morte de Tinta. Essa foi a minha vontade.

 Foi muito sufocante ler esse livro; não me animou muito. Tem gente que adorou o livro, mas eu achei muito irrealista. Ta certo que Coração de Tinta é do gênero ficção, e esse gênero tem muita fantasia e etc. Ok, Harry Potter é do gênero ficção e eu não senti a mesma coisa, eu amei o livro e ele é sim bem realista, apesar de ter alguns momentos bem fantasiosos não faltou realismo no livro.

 Eu recomendo para quem gosta de livros bem fantasiosos mesmo. Recomendo para quem gosta de livros com fadas, duendes, é poderes bem mágicos. Não recomendo para quem gosta de um livro de ficção mas que tenha realismo no livro. Não recomendo para quem gosta de livros tipo Jogos Vorazes (bem realista e com muito suspense *-*).
 

Um comentário:

  1. Continue lendo e colocando suas opiniões aqui, minha linda apaixonada por livros! beijos, Jani Moreira

    ResponderExcluir